Alguém está de olho em você
Algo que sabemos (ou, deveríamos saber) há muito tempo é que navegar na internet não é algo que conseguimos fazer de forma anônima. Somos rastreados o tempo inteiro para apenas um fim: Vender!
Muitos sites fazem análises do nosso comportamento na internet, nossas preferências, e alguns chegam a monitorar até a forma como usamos o mouse. Isso tudo é feito para que as empresas como Google e Facebook possam mostrar seus anúncios de maneira mais infalível. Perceba como sempre nos mostram anúncios nas redes sociais ou buscadores que parecem ter sido feitos exatamente para nós. E FORAM!
Atualmente é muito difícil ficarmos mais do que algumas horas sem usar redes sociais ou mecanismos de buscas na internet, mas existem opções que podem ser menos invasivas e respeitar mais a sua privacidade. Hoje vamos falar sobre o Duck Duck Go, uma alternativa ao sistema de buscas do Google, Bing, Yahoo….
Duck Duck Go
DuckDuckGo.com
“Não coletamos suas informações pessoais. Nunca.”
Nossa política de privacidade é simples: não coletamos
nem compartilhamos qualquer informação pessoal sua.
Fundado em 2008 por Gabriel Weinberg o buscador Duck Duck Go tem como premissa respeitar as informações e privacidade de seus usuários. Em um rápida visita ao site de buscas eles deixam isso bastante claro espalhando frases como “Nós não lhe seguimos com propagandas” ou “Não coletamos suas informações pessoais. Nunca.” em sua página principal.
Então você pode se perguntar como eles ganham dinheiro vendendo anúncios se eles não nos seguem com propagandas. A forma de nos apresentar anúncios é um pouco diferente dos outros sites, eles não utilizam informações pessoais vindas de cookies por exemplo, mas apresentam propagandas relacionadas apenas com as palavras-chaves digitadas na busca. Por exemplo, se procurarmos “Como montar barracas de acampamento” na caixa de busca, posssivelmente ele nos mostrará anúncios de vendas de barracas de camping junto com os resultados da pesquisa.
Experimente o Duck Duck GO
O buscador permite que que seu sistema seja adicionado quem qualquer site, basta apenas copiar o código html disponibilizado aqui e colar no seu site. A caixinha de busca a seguir é funcional e leva direto aos resultados do Duck Duck Go. Fique a vontade para experimentar!
E então a Google foi legal…
Na busca pelos melhores domínios que representam o site de uma empresa, algumas acabam comprando endereços na internet apenas para atrapalhar os rivais. E esse foi o caso, onde a Google detinha o endereço duck.com, que seria muito importante para os avanços de popularidade da empresa Duck Duck Go. Note que é muito mais comodo e fácil de lembrar o endereço de um buscador duck.com do que duckduckgo.com.
Mas há poucos dias a gigante de Mountain View resolveu ceder o domínio para ser utilizado pela Duck Duck Go e agora quando visitamos www.duck.com, vamos direto para o buscador que respeita a nossa privacidade.
Nossa experiência sem o Google
Passamos uma semana inteira sem usar o principal buscador do mercado. Na verdade, tentamos, pois algumas vezes sem perceber já estava dentro do Google fazendo pesquisas e precisava parar e recomeçar no buscador do pato.
No dia a dia o que mais chama a atenção é que parece sempre termos resultados genéricos, diferente do Google que sempre nos mostra exatamente o que estamos procurando, mas isso é bastante justificável pois o buscador faz questão de dizer que não nos conhece “pessoalmente”. Outro ponto negativo que encontramos foi na utilização de busca de imagens, este foi talvez o ponto mais baixo de toda a experiência. Os resultados demoram demais para serem carregados e mesmo buscando coisas extremamente simples como o termo “casa” não se tem uma grande variedade de opções para escolher entre as respostas do Duck.
Por outro lado, o ponto mais alto sem dúvidas foi poder navegar pela internet e não ver propagandas referentes as nossas últimas buscas que ficam como fantasmas sussurrando: “me compre, eu ainda estou aqui!”
Assim ficamos com a impressão que o Duck Duck Go tem um papel muito importante na internet que manter a nossa privacidade, porém ainda deixa a desejar em performance e uma quantidade maior de resultados de busca.