Privacidade e internet não são palavras que costumam se completar atualmente. Praticamente qualquer passo que se dá na web requer algum cadastro, por exemplo: para usar o Facebook, para uma conta no Gmail ou até mesmo para assistir filmes na Netflix somos obrigados a fornecer dados pessoais ou então não teremos acesso. Porém, nestes casos, após ler atentamente os “Termos do Acordo”, estamos cientes de que forneceremos nossas informações para essas empresas e elas poderão usar da maneira que quiserem, ou seja, até aqui tivemos a opção de transferir nossos dados ou não.
Mas uma situação que foge ao nosso controle é a proteção que essas gigantes dão aos nossos dados, pois é relativamente comum lermos notícias sobre empresas que tiveram dados vazados por algum tipo de ataque, e quando dizem sobre “dados vazados” geralmente se referem aos dados dos usuários desse serviço.
Apenas para citar um exemplo, no inicio de março de 2019, o site
Verifications.io que pertence a uma empresa que valida e-mails para outras empresas fazerem suas campanhas de marketing, teve mais de 800 milhões de registros vazados e qualquer pessoa poderia ter acesso. Esses registros continham informações pessoais como: nome, endereço, informações sobre crédito, telefone e e-mail. Outros incidentes com dados de usuários podem ser vistos aqui.
Have I been pwned
Para saber se nossos dados estão entre as informações que jã foram roubadas e podem estar disponíveis a qualquer um na internet, podemos usar o site haveibeenpwned.com. Este serviço nos mostra de forma gratuita se os endereços de e-mail que usamos para nos cadastrar em algum serviço foram distribuídos pela internet.
Usando o Have I been pwned
Para usa o serviço é muito simples e são necessários apenas duas ações.
Após entrar no site, clique na caixa com o reCAPTCHA para acesso a consulta de dados.
Ao ser direcionado para a página principal do site, basta preencher o endereço de e-mail que gostaria de consulta e clicar no botão “pwned?”
Se houve algum vazamento desse endereço de email, a parte de baixo do site ficará vermelha e vai listar todos os casos em que seus dados foram expostos.
Mas se seu os dados referentes a esse e-mail não foram comprometidos em nenhum incidente conhecido, a tela ficará verde.
Se você gostou dessas dicas, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!
Veja esse outro post sobre o navegador Duck Duck Go, um navegador que respeita a sua privacidade.